Saúde da mulher aos 40 anos

De repente 40.

Dr. Sérgio Conti Ribeiro fala sobre sinais de atenção para a saúde nesse período tão fantástico na vida da mulher.

De olho no coração.

Você sabia que as doenças cardíacas são a principal causa de morte em mulheres com mais de 40 anos? 

Fatores como hábitos alimentares inadequados e tabagismo podem causar doenças cardíacas e aumentar muito o risco de ataques cardíacos.

Converse com seu médico e mantenha a sua saúde em dia.

O poder das Vitaminas.

A deficiência de vitaminas pode ser um problema em qualquer faixa etária. No entanto, à medida que as mulheres envelhecem, as deficiências de vitaminas se tornam ainda mais comuns e podem ser a causa de muitos sintomas e condições. 

A deficiência de vitamina D é particularmente prevalente e pode contribuir para o aumento da perda de massa óssea. Embora acima dos 40 anos, isso aconteça com as mulheres, a deficiência de vitamina D acelera o problema e a osteoporose. 

O baixo teor de vitamina D também tem sido associado à depressão e transtorno afetivo sazonal. Outras deficiências potenciais incluem ferro, riboflavina e vitamina B.

Quer evitar uma Gravidez Acidental?

Muitas mulheres acreditam que depois de 40 acessos, o controle de natalidade não é mais necessário.  Não é verdade. O corpo de cada mulher é diferente e não há idade definida para uma mulher não poder engravidar.  Embora seja possível uma gravidez acima dos 40 anos, nem sempre é aconselhável. Mulheres com mais de 40 anos precisam estar cientes dos riscos para si mesmas e para seus filhos em desenvolvimento.

Mamas em ordem

Como abordado em outubro, o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama aumenta drasticamente entre as idades de 30 e 40 anos. Muitos fatores como dieta, saúde geral e meio ambiente podem contribuir para a probabilidade de desenvolver câncer de mama, mas a idade também é um fator. 

Aos 30 anos, a chance de uma mulher desenvolver câncer de mama é significativamente menor do que aos 40.

Em apenas 10 anos, seu risco aumenta aos trancos e barrancos. Isso significa que exames regulares das mamas, realizados por você ou pelo médico, são muito importantes.  O início das mamografias anuais também pode reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama e pode ajudar no tratamento precoce, caso ele se desenvolva.

Osteoporose. Atenção redobrada.

A perda óssea faz parte do processo de envelhecimento da mulher. Após a menopausa pode estar no seu auge (até 20% de perda óssea em menos de uma década).  Como se cuidar? Certifique-se sobre a sua taxa de vitamina D, faça exercícios e se alimente corretamente.

Menopausa

Hábitos de vida saudáveis, incluindo alimentação e atividades físicas, são fundamentais para ajudar a mulher a passar de forma tranquila por essa etapa de vida. Algumas mulheres, entretanto, apresentam muitos sintomas e podem se beneficiar de algum tipo de terapia medicamentosa.

Existem diversas formas de se administrar a TRH, incluindo a via oral, a trans dérmica (adesivos ou gel), a intramuscular, a subcutânea e até inalatória.

Envie sua pergunta.

Preencha o formulário abaixo e participe.

Perguntas sobre a saúde da mulher aos 40