Histerectomia Laparoscópica
Vamos explorar os diferentes tipos de histerectomia laparoscópica
No Brasil, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, foram realizadas pouco mais de 388.000 histerectomias, das quais apenas 1.18% das pacientes tiveram o procedimento realizado por laparoscopia.
Para quem não está familiarizado com o termo, a histerectomia laparoscópica é uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva para a remoção do útero. Este procedimento inovador envolve a inserção de instrumentos cirúrgicos finos e uma câmera de vídeo através de pequenas incisões na parede abdominal. Desta forma, o cirurgião visualiza e opera dentro da cavidade abdominal.
É fundamental disseminar informações sobre esses procedimentos, pois podem impactar significativamente a vida de mulheres que enfrentam condições médicas que requerem a remoção do útero. Por isso, convido você a compartilhar essa informação com aqueles que podem se beneficiar.
Diferentes tipos de histerectomia laparoscópica
1. Histerectomia Total Laparoscópica:
Durante este procedimento, tanto o útero quanto o colo do útero são removidos utilizando técnicas laparoscópicas. A abordagem laparoscópica oferece uma série de benefícios. Como menor tempo de recuperação, redução da dor pós-operatória e incisões menores em comparação com a cirurgia abdominal tradicional.
2. Histerectomia Subtotal Laparoscópica:
Neste caso, apenas o corpo do útero é removido, enquanto o colo do útero é preservado. Esta opção é adequada para certas condições médicas onde a preservação do colo do útero é desejável.
3. Histerectomia Radical Laparoscópica:
Similar à histerectomia radical tradicional, este procedimento laparoscópico envolve a remoção do útero, colo do útero, parte superior da vagina e, em alguns casos, tecidos circundantes. É geralmente recomendado para condições mais complexas.
Independentemente do tipo de histerectomia laparoscópica, buscar orientação de um especialista é crucial para entender as opções disponíveis e tomar decisões informadas sobre o tratamento.
A medicina está em constante evolução, e as técnicas cirúrgicas também.
Compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas a entenderem suas opções nessa jornada desafiadora com conhecimento e confiança.
Fonte: Prof. Dr. Sérgio Conti Ribeiro
Prof. Doutor Sérgio Conti Ribeiro
Graduação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (FMUSP)
Cursos de especialização nos Estados Unidos, com ênfase em Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Robótica.
Médico Chefe do Setor de Laparoscopia Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Entre em contato conosco
DR. SERGIO CONTI RIBEIRO
Itaim Bibi • São Paulo • SP
Fone +55 11 3079-5050